28/11/2013 – 05/12/2013
Bom vamos ao relato da nossa inesperada viagem para NY….vou tentar resumir o máximo, falando principalmente das atrações que fomos. Para começar, tivemos um vôo super tranquilo, dormimos bastante, bom pelo menos eu e o Lucas, assistimos filminhos básicos e qdo demos conta, já estávamos em solo americano.
A Imigração tbem nos surpreendeu, os funcionários foram solícitos e rápidos e em menos de 10 minutos, já estávamos liberados.
A temperatura era –1C, mais o vento.
Chegamos em um dos mais importantes feriados americanos, o Thanksgiving Day, por isso o percurso do aeroporto até o hotel foi bem tranquilo, a cidade estava vazia e tbem várias ruas estavam interditadas para o evento da parada.
Ficamos hospedados no Belvedere hotel e chegamos por volta das 8:00hs e conseguimos fazer early check in sem nenhum problema ou custo extra. Rapidamente colocamos nossa thermal por baixo dos casacos, vestimos gorros, luvas, cachecóis e saímos para assistir a Parada. Macy’s Thanksgiving Day Parade é um evento anual apresentada pela Macy’s. O evento começou em 1924 e é realizado todos os anos, sempre no dia de Ação de Graças (última 5 feira do mês de novembro).
O desfile atrai mais de 3 milhões de pessoas nas ruas e mais de 50 milhões pela TV. Este ano ela começou na 77th st com a Central Park West, percorreu a 6th Av e terminou em frente a Macy’s na 34th st. Como já estávamos na 8th Av com a 48th st, andamos 2 quarteirões em direção à esquina da 6th Av.
Até que chegamos perto, mas não conseguíamos ver em linha reta, somente olhando para cima, pelo menos eu e o Lucas. O Gôs até que enxergava....tinha muita gente, tipo, tira um pé de apoio e alguém põe no lugar…
A Parada é um grande evento americano, vem pessoas de várias outras cidades, chegam bem cedo, levam cadeiras, café, para conseguirem bons lugares.... na noite anterior, algumas pessoas também se reúnem para ver os balões serem inflados.... Tem um filme que mostra bem o clima desta parada que chama “Milagre na rua 34”, eu gosto da versão de 1994 (tem tbem a versão de 1947). Então nossa expectativa era que seria um mega evento, no entanto..... Para nós, Parada está sempre associada com as Paradas dos Parques da Disney, um desfile sincronizado, com figurinos elaborados, muita música e animação....
Como tinha bastante vento , os balões estavam mais baixo que o normal e a seqüência que eles apareciam não teve muito sentido pelo menos para nós, por exemplo, vem um balão do Snoopy, depois aparece o Spider Man, depois do Pokemon e assim por diante.
Cada vez que aparecia um balão, às vezes vinha um grupo de pessoas segurando-o, às vezes vinha junto um carro alegórico, mas o que sentimos muita falta, é que não tinha uma trilha sonora, uma música durante o desfile e como o espaço entre um balão e outro era grande, achamos o evento muito parado....pelo menos foi esta nossa impressão.
Valeu para conhecer, mas nao repetiria o evento.....outra coisa que nao ajudou, é que ficamos pelo menos 2hs parados no mesmo lugar, com temperatura abaixo de zero mais o vento, e claro, ficamos congelados, mesmo agasalhados sentíamos nosso corpo arder.....voltamos muuuuuuito rápido para o hotel.
Tomamos um banho bem quente para tentar sair novamente… e olha que naquele momento, repensei minha escolha e desejei muito estar no quentinho de casa…. #quequeéisso,támaluca?!?#
Depois do banho quente, passou…. Saímos em direção à Times Square vazia (estava interditada) e fomos almoçar no Red Lobster da 7th Av com a 41th st.
Depois saímos, pegamos o metro em direção ao Empire State Building.
Muito bom, rápido, legal, nao tivemos nenhum contra tempo, adoramos a experiência....
Durante meu intensivão no Google, entrei em alguns blogs bem bacanas que explicaram como funciona o metrô.
Vcs podem imprimir o mapa no site www.mta.info/maps/submap.html ou tbem pedir gratuitamente nos guichês das estações....a única coisa é que só tem atendentes nas maiores estações.
Vamos às explicações: antes de entrar nas estações, vc deve saber se seu destino é Uptown (sentido Central Park) ou Downtown (sentido Estátua da Liberdade) , pois têm estações que o sentido são separadas e aí vc tem que atravessar a rua e pegar do outro lado.
Depois de definido o sentido, vc tem que ver quais letras ou números passam na estação que vc quer ir e se elas aparecem na estação que vc esta. Caso nao acontece vc tem que fazer uma baldeação. As vezes é possível fazer baldeação dentro da própria estação e outras, vc tem que sair. Sao representadas no mapa por uma linha ligando as estações.
Outro ponto importante, têm trens que são expressos e outros locais ou seja, os expressos nao param em todas a estações e os locais sim e a representação no mapa para as estações dos trens expressos é uma bolinha branca e para os trens locais, uma bolinha preta
Por fim, quando a estação aparece no mapa representada com um desenho em forma de losango, quer dizer que é a estação final.
Parece confuso, mas prestando atenção, dá para se virar, é bem legal..... Como sodoku… e o mapa têm legendas, fica fácil.
Vamos dar nosso primeiro exemplo e vcs podem acompanhar no mapa do site acima:
Estávamos na 7th Av com 42th st , na estação da Times Square e como é uma estação grande, tinha atendente no guichê, então compramos os tickets lá e pedi o mapa. Em todas as estações tbem têm máquinas para comprar os tickets, mas nós não precisamos usá- las.
No mapa mostra as linhas que passavam nesta estação, que são: linhas N Q R S 1 2 3 7 e na estação que queríamos ir para Empire State era a 6th Av com 34th st, onde passavam as linhas N Q R , então procuramos uma destas linhas N Q R , sentido Downtown e como as estações sao bolinhas brancas, soubemos que todos os trens paravam nela.
Deu para entender um pouco? Pode parecer complicado no primeiro momento, mas na verdade é bem tranquilo andar de metro em NY, não tivemos nenhum problema.
Em relação aos tickets, vc pode comprar o metrocard para uma viagem ($2.75), um para uma semana ilimitada ($30) e um para um mês ilimitado ($112). Deve-se acrescentar $1 pelo cartão e quando acabarem os créditos ou expirarem os dias, vc pode recarregar o mesmo cartão com o valor que vc quiser. Vale lembrar que não é possível comprar apenas 01 metrocard para 01 semana, por exemplo e querer usar para 2 pessoas juntas, pois depois que vc utiliza uma vez, vc não consegue passá-lo novamente, demora vários minutos para nova liberação. Como ficaríamos 8 dias, compramos o metrocard de 1 semana e usamos muuuuito.
Nunca pegamos horário de pico, muito cedo ou muito tarde, na maioria das vezes , fomos sentados.
No começo fiquei meio apreensiva de andar de metrô à noite, mas como nesta época, 4:30hs já era noite, não tivemos escolha.
Não vimos nenhum policial nos metrôs e nas estações e nem muitos funcionários, mas tbem nao presenciamos nenhum problema.
Vimos várias pessoas pedindo dinheiro, cantando musicas natalinas ou com animais, nos trens, estacoes e nas escadarias, mas nenhum roubo ou assalto.
Mas tbem ficamos ligados o tempo todo.
O que vimos muito foram ratos nos trilhos e uma vez na plataforma... Fora isto, foi uma ótima experiência!
Continuando nosso relato do primeiro dia, assim que saímos do metrô , seguimos em direção à 5th Av para ver a vista no Empire State e para nossa surpresa, a fila estava na calcada, mas parecia que seria rápido....pq cada vez que ajuntava uma fila, era em um local diferente, então a sensação era que estava chegando....doce ilusão....acho que demorou quase 2 hs...e nós que pensávamos que os americanos estariam em casa confraternizando com a familia, comendo Peru...Foi muuuuito cansativo…
Quando chegamos no Observatório do 86 andar, estava escurecendo, pois já eram mais de 4hs. Estava muuuito cheio, tínhamos que disputar um pedacinho da vista, mas foi lindo, um lugar charmoso e único em NY! Diversos filmes foram filmados neste prédio,como King Kong (versões de 1933, 1976 e 2005), o clássico “Tarde demais para esquecer”, com Cary Grant e Deborah Kerr, Sintonia de Amor, dentre muitos outros.
Resolvemos comprar o CityPASS, que é um caderninho com cupons de entrada de várias atracões : Empire State, Metropolitan, American Museum of Natural History, MOMA, Estátua da Liberdade ou Cruzeiro da Circle Line, Top of Rock ou The Guggenheim. O valor para adulto foi $106 e jovens (de 6 a 17 anos) foi $79.
Vale a pena em termos financeiros se vcs tiverem tempo de irem em todas as atrações, caso contrário, é melhor comprar somente as que conseguirem ir.
No nosso caso, fomod no Empire Statue, Estátua da Liberdade, MET e American Museum of Natural History.
Vale lembrar que em algumas atrações há revista estilo aeroporto, e em outras, não podemos entrar com mochilas.
Mas tudo foi muito tranquilo.
Quando saímos do Empire State, tomamos o metrô em direção ao nosso hotel.
Paramos na Duaneread que é uma farmácia da mesma rede da Walgreens de Orlando. Compramos água, frios, achocolatados e algumas bolachas na unidade bem pertinho do nosso hotel, 8th Av com 47th st.
Neste primeiro dia, fomos para um merecido descanso!